Veja as principais notícias para começar a terça-feira bem-informado:
Iphan e Ibram vão recuperar obras de arte danificadas em atos de vandalismo no DF
Móveis e janelas danificados no Senado Federal. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)
No dia seguinte à depredação das sedes dos Três Poderes por vândalos, o governo convocou restauradores de obras de arte de todo o país para recuperar itens danificados. O Ministério da Cultura faz uma reunião para requisitar servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com conhecimento em restauração.Segundo especialistas ligados ao Palácio do Planalto, a recuperação da maioria das obras é possível, mas existem casos em que a restauração será muito difícil.
Organizações de Santa Maria realizam ato de defesa da democracia
Foto: Nathália Schneider (Diário)
Movimentos sociais e estudantis, partidos políticos e sindicatos, além de membros da sociedade em geral, realizaram uma manifestação em prol da democracia e contra os atos antidemocráticos que resultaram na depredação dos palácios dos Três Poderes em Brasília. Atos semelhantes foram convocados nas redes sociais e realizados em diversas cidades do país. Em Santa Maria, a manifestação começou na Praça Saldanha Marinho por volta das 17h e, após, seguiu por ruas centrais da cidade.
Acampamento de apoiadores de Bolsonaro é desmontado em Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos
Os últimos manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que estavam em frente ao quartel da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria, deixaram o espaço no começo da tarde desta segunda-feira (9). Por volta das 13h30min, todos já haviam se retirado. Do movimento em frente à 6ª BIB, restaram apenas quatro banheiros químicos. Pela manhã, um grupo de cerca de 15 pessoas ainda permanecia em frente ao quartel.
Autoridades e organizações da região e do RS se manifestam contra atos criminosos em Brasília
Ao longo do domingo (8) e desta segunda-feira (9), diversas autoridades se manifestaram publicamente contra os atos de vandalismo que destruíram grande parte dos prédios históricos dos Três Poderes em Brasília. Veja abaixo as notas divulgadas por políticos como o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
PMs são denunciados por tortura, roubo e ameaça por terem colocados sacos plásticos na cabeça de vítimas
Captura do momento da tortura. Imagem: redes sociais (reprodução)
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou, nesta segunda-feira (9), dois policiais militares por tortura, roubo qualificado e ameaça. Na decisão, a promotora de Justiça Anelise Haertel Grehs destaca que, no dia 1º de janeiro, por volta das 20h30min, os PMs constrangeram um casal com violência e grave ameaça exercida com uma pistola, causando sofrimento físico e mental, com a finalidade de obter informações.
Jaguari e Restinga Sêca entram em situação de emergência pela seca
Foto: Norton Ávila (Reprodução/Rádio Integração)
A prefeitura de Restinga Sêca, na região central do Estado, decretou situação de emergência devido à estiagem que atinge o município. O decreto foi assinado pelo prefeito Paulo Salerno (MDB) na manhã desta segunda-feira (9) Já a prefeitura de Jaguari decretou situação de emergência devido à estiagem que atinge o município. O prefeito Beto Turchiello (MDB), após reunião com os representantes das entidades do setor agropecuário, bem como técnicos da Emater, onde recebeu o relatório das perdas na agricultura e na pecuária de corte e de leite no município, em razão da estiagem, decidiu pela decretação de situação de emergência em Jaguari.